terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Big Brother Brasil não existe mais como reality show




BBB acabou e Boninho perdeu. O programa da Globo, depois da suspeita de estupro e da expulsão de Daniel nesta segunda (16), não pode mais ser chamado de reality show. A manipulação chegou ao máximo e, se já havia suspeitas anteriormente, agora ficou escancarado para todo mundo ver. A atração deveria sair do ar porque perdeu o seu conceito principal que é mostrar a realidade. Pior: deixou seu público sem entender nada.
Imagine você uma pessoa que assista ao programa e não tenha acesso à internet ou ao Twitter, e aqui estamos falando de grande parte do público do programa. Quem é desta parcela enorme de telespectadores, simplesmente ficou sem entender patavina do que aconteceu. A Globo não explicou nada e Pedro Bial muito menos. Na edição desta segunda-feira (17), o programa abriu com o apresentador falando o seguinte: "Desde o domingo de manhã, a direção do programa vem avaliando o comportamento do participante Daniel, suspeito de ter infringido as regras do programa. Daqui a pouco você vai conhecer a decisão de nossa direção".

Ótimo, mas ao que mesmo Bial está se referindo? O que Daniel fez? Que regras ele infringiu? De que tipo de comportamento o apresentador está falando? Quem tem acesso à internet e ao Twitter já sabia o que havia acontecido e que o participante estava até expulso da casa. Mas e as outras milhões e milhões de pessoas? Simplesmente ficaram boiando, até porque o programa seguiu normalmente sem nenhum tipo de comentário dos participantes. Foi como se nada tivesse acontecido. Ninguém tocou no nome de Daniel, o que é, no mínimo, estranho. Obviamente os brothers foram proibidos de falar qualquer coisa sobre o assunto. Quer dizer, a manipulação é total, afinal não se elimina alguém dessa maneira sem gerar a curiosidade das outras pessoas. Monique, diretamente envolvida no caso, ficou fazendo cara de paisagem o tempo todo.

A coisa piora quando Pedro Bial retorna para falar da decisão do programa sobre o caso: "O Big Brother avaliou o comportamento do participante. Sem precipitação, com o máximo cuidado, avaliamos as imagens que evidenciariam uma infração ao regulamento do programa. Depois de criteriosa avaliação, a direção do programa entendeu que sim, o comportamento de Daniel na noite da festa foi motivo de eliminação. Daniel está eliminado do Big Brother Brasil 12". De novo: o que aconteceu mesmo? Que tal explicar ao espectador e parar de tratá-lo feito bobo?

Por tudo isso, o BBB perdeu completamente o sentido de existir do jeito que é hoje. A atração passou a ser assumidamente uma novela, com roteiro e um diretor comandando tudo, ocultando e mostrando o que deseja. Até mesmo no sistema payperview, em que as pessoas pagam para assistir a tudo 24 horas ao vivo, houve manipulação. Durante a confusão do caso Daniel/Monique, as imagens saíram do ar na tarde desta segunda-feria (17).

Big Brother Brasil sai dessa com uma enorme crise de credibilidade junto ao seu público e até mesmo com os anunciantes. Um feito.





*Odair Braz Junior é crítico do R7

Um comentário:

  1. OLHA.EU ACHO QU A CLOBO JA VEM PERDENDO AUDIENCIA A MUITO TEMPO NAO PASSA MAS NADA QU PRESTA ESTE BBB E UMA PORCARIA SEM CONTAR NAS PUTARIAS AO VIVO NA MINHA OPINIAO PASSE FILME OU PASSE ESTE BBB DEPOS DAS 24HORAS ASS;ROSYMEIRE

    ResponderExcluir