sábado, 7 de janeiro de 2012

SONY É MULTADA EM MAIS DE R$ 1 MILHÃO POR CAUSA DE TIRIRICA



“Essa nega fede, fede de lascar/ Bicha fedorenta, fede mais que gambá”. Os versos da música “Veja os Cabelos Dela”, lançada em 1997 pelo comediante e atual deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, renderam uma multa milionária à gravadora Sony. A empresa terá de pagar R$ 1,2 milhão à justiça brasileira porque a letra da canção foi considerada racista; essa é a maior indenização paga por um crime de racismo no Brasil. As informações são do Huffington Post.

O processo foi movido por 10 ONGs que lutam contra o racismo. O advogado contratado pelas ONGs, Humberto Adami, afirma que as mulheres negras foram ofendidas, expostas ao ridículo e sentiram-se violadas pela letra da canção. “A decisão é uma mensagem direta para mostrar como a questão da inequidade racial deve ser tratada. É um momento para celebrar”, comenta.

A Sony defende-se dizendo que “a canção não tem a intenção de ofender as mulheres, Tiririca estava se referindo à sua esposa e a terminologia usada na música é usada pelos brasileiros não apenas em referência a mulheres negras, mas às brancas também”.

A indenização irá para um fundo do Ministério da Justiça de direitos humanos.

2 comentários:

  1. KKKKKKKKKKKkk
    eu quando li o titulo, pensei que o tiririca tinha processado por alguma outra coisa!!!

    Não creio que a música seja racista, mas fazer o que...

    http://semprelesstack.blogspot.com/2012/01/sem-medo-de-revelar-os-sonhos.html

    ResponderExcluir
  2. ou seja... o dinheiro vai pro bolso dos políticos ladrão, certo ? ;D

    ResponderExcluir