quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Latino é uma bela de uma enganação

latino

Já deu de Latino, né?! O cantor é simpático, tem o jeito malemolente brasileiro, agita e tal, mas está passando dos limites ao “chupar” músicas dos outros. Pelo amor! Que tal criar algo próprio e parar de ficar reproduzindo material de outros artistas?

A mais nova do Latino é traduzir para o português a tal doGangnam Style, que já é uma bobagem daquelas que todo mundo enjoa em três segundos. Mas, pelo menos, o coreano Psy tem o mérito de ter criado algo. Enquanto isso, o brasileiro tem um talento todo especial para pegar o que já é ruim lá fora e traduzir de um jeito ainda pior para seu querido público.

Você já prestou atenção na letra? O nível é um lance daqueles para ter vergonha. Ou alguém sabe o significado de frases como “DJ dormiu no som / que o LP já tá na roda” ou “Agora continua / é a topar e não poupar”. Se a ideia era rimar “topar” com “poupar”, sem qualquer conexão ou nexo, a missão foi cumprida com êxito.

Mas não acaba aí. A letra tem coisas do tipo “e as minas todas nuas / as latinetes, topless, de bumbum pra lua”. É de uma finesse que até faltam palavras para definir, né? Emociona. Sem contar o sonzinho eletrônico de fundo que é daquelas coisas lamentáveis, assim como na original.

A impressão que dá, vendo a “obra” do Latino, é que ele fica esperando a próxima bobagem estourar lá fora para imediatamente fazer a versão brasileira da maneira mais rápida e tosca possível. Ele já tem uma longa lista de trabalho deste tipo, como a versão de Kuduro e o hit “Festa no Apê”, por exemplo. É sucesso? Claro que sim, mas as pessoas cantam isso mais porque é algo curioso do que por curtirem mesmo a canção. Ou vai dizer que você coloca essas músicas do Latino para ouvir em casa com os amigos?

Com a continuação de sua obra, Latino vem se transformando no rei da vergonha alheia. É aquele tipo de artista que já está chegando no limite da paciência das pessoas. Não é à toa que surgiu a maior gritaria de todos os lados quando ele lançou esta versão de Gangnam Style. É muita falta de originalidade para um artista só. Ele pode até argumentar que já lançou hits de sua própria autoria – e é verdade –, mas uma coisa não compensa a outra. Assim como Latino resolveu sair do Twitter após a polêmica deste seu novo trabalho, poderia fazer o mesmo e poupar um pouco nossos ouvidos.

*Odair Braz Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário