terça-feira, 11 de setembro de 2012

Sonífero faz pai de família acordar de coma de 7 anos




Ayanda Nqinana, um sul-africano de Johannesburgo, acordou de um coma de sete anos graças a uma pílula para dormir, chamda Stilnox.
Em 2005, Ayanda estava viajando de carro quando sofreu um acidente, segundo o site News 24. A batida o deixou com várias lesões no cérebro, e os médicos disseram que ele nunca conseguiria se recuperar.
A mulher de Ayanda, chamada Nomfundo, explicou o que aconteceu, de acordo com o Huffington Post:
— Seus olhos não conseguiam seguir nenhuma direção. Se você falava com ele, até se você fosse de um lado para outro, ele não seguia. Ele não podia falar. De jeito nenhum.
Nomfundo viu uma reportagem sobre o Stilnox e seu sucesso em casos do tipo em um jornal local, e insistiu que dessem a droga para o marido.
Menos de uma semana depois, Ayanda acordou. Ele conseguia conversar, reconhecer familiares e até lembrou de conversas passadas.
Ayanda se lembrou até da filha, Ayavuya. Sua mulher contou ao TimesLive.co.za que a filha ficou tão feliz que ficava dizendo: “Mãe! O papai lembra do meu nome!”.
O remédio
Stilnox, também conhecido como Ambien, é um medicamento prescrito para o tratamento de insônia. Ele te faz dormir, basicamente.
Ele contém Zolpidem, que, segundo estudos, aumenta a circulação sanguínea no cérebro, particularmente em áreas que envolvem a compreensão de linguagem.
Os estudos que tentam relacionar a reabilitação de AVC e o Stilnox ainda estão sendo feitos — portanto, nada é conclusivo ainda.
John White, no Centro de Reabilitação Moss, na Filadélfia, Estados Unidos, está liderando um estudo sobre o caso, segundo o tabloide Daily Mail.
Até agora, ele descobriu que menos de 10% das vítimas de AVC respondem à droga.
— Ainda não estamos aptos a aconselhar famílias sobre como usar essa droga clinicamente, porque as pesquisas ainda estão em estágios iniciais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário