sábado, 13 de outubro de 2012

Brasil agiu secretamente para tirar mísseis de Cuba, revela dossiê dos EUA

Em outubro de 1962, Fidel fez um discurso em cadeia nacional durante a "crise dos mísseis", quando os EUA ordenaram o bloqueio naval da ilha em resposta à instalação de mísseis em Cuba pela URSS

As autoridades americanas divulgaram 2,7 mil páginas de documentos relacionados com a "Crise dos Mísseis" em Cuba em 1962, incluindo a participação do Brasil em um esforço diplomático secreto com o regime castrista para retirar os projéteis soviéticos da ilha.

O centro de pesquisa independente National Security Archive (NSA, na sigla em inglês) divulgou nesta sexta-feira em seu site os documentos liberados ontem, incluindo apontamentos feitos por Robert F. Kennedy, então procurador-geral e irmão do presidente John F. Kennedy, durante reuniões sobre segurança nacional.

O procurador-geral exerceu um papel-chave nas negociações para uma resolução pacífica à crise de 13 dias, que foi uma das mais graves da Guerra Fria entre Estados Unidos e a União Soviética e esteve a ponto de provocar uma guerra nuclear.

A crise começou depois que, no dia 14 de outubro de 1962, um avião espião americano U-2 revelou a presença de mísseis balísticos soviéticos na ilha.

Entre os documentos, divulgados pela Biblioteca Kennedy, aparece a minuta de uma carta dirigida a Fidel Castro, identificado como o "senhor F.C.", e avaliada em 17 de outubro desse ano, um dia depois que o presidente Kennedy se inteirou da existência dos mísseis.

Essa carta, à disposição dos historiadores pela primeira vez, "suscitou uma cadeia de eventos que conduziu a uma complexa diplomacia entre Washington e Havana" no que se chegou a considerar "o momento mais perigoso da história da Humanidade", afirmou a NSA em comunicado.

A carta incluía uma advertência a Fidel que ao desdobrar os mísseis balísticos na ilha, os soviéticos "tinham gerado assuntos graves para Cuba" e que a permanência desses mísseis faria com que os EUA tomassem "medidas de vital importância para o futuro de Cuba".

De forma indireta, a mensagem oferecia a Cuba uma abertura de negociações para melhorar as relações "desde que saíssem os soviéticos e suas armas de destruição em massa", disse a NSA.

Nos períodos iniciais das negociações, no entanto, os principais assessores do presidente Kennedy o pressionavam para que rejeitasse essa mensagem a Cuba, porque debilitaria a opção de um ataque aéreo surpresa contra a ilha.

Kennedy no final optou por uma "quarentena naval de Cuba" para dar tempo aos esforços de convencer os soviéticos que retirassem seus mísseis, e ordenou que o Departamento de Estado apresentasse alternativas diplomáticas para evitar um ataque contra Cuba.

No dia 25 de outubro de 1962, o Departamento de Estado recomendou uma "aproximação com Castro", mediante a intercessão do Brasil, com uma mensagem que delineava suas únicas opções: "a derrocada de seu regime, se não sua destruição física", ou "garantias, sem importar se temos intenção de cumpri-las, que não realizaríamos pessoalmente a derrocada do regime", se Castro tirasse os soviéticos e seus mísseis da ilha.

O presidente Kennedy aprovou o envio dessa mensagem a Castro no dia seguinte, mas "disfarçada como uma iniciativa de paz brasileira enviada pelo governo do presidente João Goulart", relatou a NSA.

Um emissário brasileiro chegou a Havana em 29 de outubro, já tarde, pois no dia anterior o líder soviético Nikita Kruschev "aceitou retirar os mísseis, em troca de uma promessa pública do presidente Kennedy de não invadir Cuba, e outra promessa secreta de retirar mísseis americanos da Turquia em algum momento no futuro", acrescentou.

Entre os documentos também estão apontamentos do procurador-geral sobre o chamado "Sábado Negro", no dia 27 de outubro, quando se temia uma guerra nuclear entre as duas superpotências.

Os detalhes da "aproximação" da Administração Kennedy com Castro foram segredo de Estado durante mais de 40 anos, até 2004 quando se divulgou pela primeira vez parte do esforço diplomático.

Segundo Peter Kornbluh, analista de assuntos cubanos da NSA, os documentos de Robert F. Kennedy "reforçam a lição histórica da crise dos mísseis: a necessidade e o papel de uma diplomacia criativa para evitar a ameaça de um Armageddon nuclear".

Nenhum comentário:

Postar um comentário