quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Em João Pessoa 764 animais foram sacrificados

Eutanásia em animais



Somente no mês passado, o Centro de Controle de Zoonoses de João Pessoa submeteu à eutanásia 764 cães e gatos, doentes e saudáveis. Muitos deles foram abandonados por seus donos. Nesta quinta-feira (4), é comemorado o Dia Mundial dos Animais, o Dia Nacional de Adotar um Animal e o Dia Estadual Contra Maus-Tratos.
Para lembrar as datas, ONGs de proteção animal se reúnem, a partir das 9h, na Assembléia Legislativa, para fazer uma panfletagem educativa informando a população acerca dos direitos dos animais e outros temas, como posse responsável e esterilização. No sábado haverá uma feira de adoção, na Praça da Paz, nos Bancários.
Para a presidente da Associação de Proteção Animal Amigo Bicho (Apaab), Mirabel de Souza Amengual, ainda há muito que fazer pelos direitos dos animais na Paraíba.  “A Delegacia de Crimes Ambientais não tem um delegado, o que está lá é um delegado transitório, e a delegacia nunca conseguiu suprir a demanda. Eu recebo todos os dias uma média de 12 ligações relatando maus-tratos a animais, maioria deles de gatos envenenados. O número na cidade deve ser bem maior e a maioria das vítimas são os gatos. As pessoas não denunciam os casos, não querem se envolver”, disse. 

No caso de maus-tratos, Maribel indica fazer um boletim de ocorrência na delegacia especializada e, no caso de envenenamento, manter o animal para que possa ser feita uma autópsia. “A polícia não tem equipamentos para fazer autópsia animal, mas o pessoal do curso de Biologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) faz”, explicou. 

Abandono

o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de João Pessoa recebeu mês passado 580 animais, sendo 221 cães e 359 gatos; e removeu 187 cães e 104 gatos, que apresentavam alguma doença zoonótica, como a leishmaniose. No mesmo período foram adotados apenas 107 animais (81 cães e 26 gatos). Em um mês, 764 animais foram eutanasiados no CCZ, entre doentes e saudáveis, sendo 333 gatos e 140 cães. 

Para ajudar cães e gatos a acharem um lar, a Apaab vai promover a feira de adoção, na Praça da Paz, nos Bancários. Começa às 10h e se estende até às 17h. Segundo a presidente da associação, Mirabel de Souza Amengual, na feira passada foram adotados 39 animais. “Na Paraíba não tem abrigo público, apesar de ser responsabilidade do Estado cuidar de seus animais errantes. Hoje, as pessoas levam os animais ao Zoonoses, mas lá não é abrigo nem depósito de animais”, disse.

Maltratar e abandonar animais é crime previsto por lei, com penalidades de multa e até reclusão.

Um comentário:

  1. óóh! que tristeza matar os bichinhos , sem falar q nem sempre é praticado chamada eutanázia....mas...pau , machado e até mesmo as mãos para sacrificar os coitado.Seria bem melhor cada um q tem seu animal usar os metodos de prevenção evitando assim a procriação

    ResponderExcluir