quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Adeus a um Gênio


Confira um pouco da vida do homem que revolucionou a tecnologia mundial...

Nos anos 70
Os amigos de escola Steven Wozniak e Steve Jobs fundam a Apple Computer em 1976. Seu primeiro produto, o Apple I, construído em formato de circuito integrado, estreia no clube de aficionados "Homebrew Computer Club" em Palo Alto, Califórnia. Um ano depois, a companhia lança o Apple II, o primeiro computador pessoal com gabinete plástico e gráficos coloridos.

Nos anos 80
Em 1983, a Apple começa a vender o "Lisa", um computador desktop para empresas com interface gráfica, o sistema com que a maioria dos usuários está familiarizada até hoje. Um ano depois, surgia o primeiro dos computadores Macintosh (Mac), que formariam uma das mais influentes legiões de usuários da história da tecnologia.


No ano de 1984
Em janeiro de 1984, Jobs apresenta o primeiro computador da linha Macintosh, que deixou os equipamentos da empresa mais parecidos com os outros, especialmente os computadores pessoais da linha IBM, que dominavam o mercado.

Entre os anos de 1985 e 1996
Em 1985, Jobs sai da Apple após perder uma disputa pelo poder para John Scully, executivo que ele havia tirado da Pepsi dois anos antes. Durante seu exílio da Apple, Jobs fundou a NeXT e comprou a Pixar, estúdio de animação de sucessos como "Toy Story" e "Procurando Nemo", que ele vendeu para a Disney, em 2006, por US$ 7,4 bilhões. Em 1996, a Apple comprou a NeXT, o que abriu o caminho para a volta de Jobs à companhia trazendo na bagagem um sistema que daria origem ao sistema operacional Mac OS X e mais tarde seria a essência do iOS (de iPhone e iPad).

Volta à Apple

Jobs volta à companhia depois de 12 anos afastado. No ano seguinte, ele é nomeado diretor-executivo interino da companhia depois de a empresa registrar prejuízos de mais de US$ 1,8 bilhão e estar à beira da falência. Já no final de 1997, Jobs apresenta uma nova linha de computadores Macintosh chamada G3, e um site que permitia às pessoas comprar produtos diretamente da Apple.

Em 2003 Apple inicia uma fantástica trajetória no segmento da mobilidade. A companhia lança o iPod.
Em 2005 Jobs anuncia que foi submetido a uma cirurgia para remover um raro tumor cancerígeno do pâncreas.
Em janeiro de 2007, A Apple lança o iPhone, que virou de cabeça pra baixo o mercado de Smartphones.
Em 2010 foi lançado o Ipad.
Entre uma licença médica e outra, ele decide se afastar do comando da Apple. Apesar do ano conturbado, a Apple seguiu apresentando resultados fantásticos.

Em 5 de outubro, a Apple anuncia a morte de Steve Jobs. No site da empresa, a homenagem ao gênio.
Steve Jobs 1955 - 2011