quinta-feira, 19 de abril de 2012

Ator Guilherme Karan é vítima de uma doença rara chamada “Machado-Joseph.




O pai do ator Guilherme Karan conversou com a coluna"Retratos da Vida", do jornal "Extra" desta quarta-feira (18) e contou um pouco o drama do filho. O Sr. Alfredo disse que o filho tem vivido um drama pessoal nos últimos meses. Isolado em sua casa, na Barra, Rio de Janeiro, ele está em uma cadeira de rodas.

A notícia sobre a saúde de Guilherme Karan repercutiu na internet. Através do Twitter, várias pessoas se mostraram tristes, lamentaram a informação e desejaram melhoras ao ator. "Que fim triste para um grande ator", escreveu @cinthia_psic. Já o usuário @g_hberaldo disse: "Guilherme Karan hoje está numa situação bem triste. Grande ator que Deus possa abençoar e guiar o seu retorno a TV".

Outros internautas lembraram de alguns trabalhos de Karan. "Muito triste a situação do Guilherme Karan, grande ator de TV Pirata", escreveu @Chicocabron. "Coitado! Lembro dele como o vilão de Super Xuxa contra o Baixo-Astral", disse @gilisl, recordando um dos filmes de Xuxa.

Saiba mais sobre a síndrome “Machado-Joseph”

Charles André, neurologista integrante da Câmera Técnica de Neurologia e do Conselho Regional de Medicina (Cremerj), disse ao jornal "Extra" que a doença Machado-Joseph, que deixou Guilherme Karan numa cadeira de rodas, não tem cura.

A doença é hereditária e provoca uma lesão na região do cerebelo e assim ficam comprometidas a coordenação motora, a fala, a deglutição e até mesmo o movimento dos olhos.

"Ela começa na juventude ou na vida adulta e é progressiva. Não existe cura ainda. Há tratamentos de reabilitação baseados nos problemas que forem surgindo", disse Charles André.

Ele ainda afirmou que a doença não é diretamente mortal: "Pode, por exemplo, comprometer o equilíbrio e a pessoa cair e machucar-se muito", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário