quinta-feira, 5 de abril de 2012

Há ligação entre o axé o tráfico de mulheres?Segundo a coluna da Marie Claire sim!






A coluna "Mulheres do Mundo" da revista Marie Claire, que pertence ao grupo da Rede Globo, traz polêmica na música baiana. Com o título, "Há ligação entre o axé e o tráfico de mulheres?", a publicação pega carona no projeto antibaixaria e  insinua que o ritmo tem ligação com co comércio de mulheres no país. Leia trechos da coluna:
 "Foi um duro golpe para a indústria fonográfica baiana. Desde que me lembro grupos de Axé emplacam, verão após verão, sucessos que nominam as mulheres de “ordinárias” em diante. Em tempos de pirataria, a renda dessas artistas vinha, sobretudo, de festivais financiados pela União, pela Bahia ou por seus municípios. VINHA. Na semana passada, a Assembléia Legislativa baiana aprovou uma lei que proíbe que verba pública seja usada para contratar ou patrocinar artistas cujas músicas “desvalorizem, incentivem a violência ou exponham mulheres à situação de constrangimento”.

Sou a favor de toda e qualquer liberdade de expressão e manifestação de quem quer que seja, mesmo daqueles com quem não concordo. Isso não me obriga, no entanto, a financiar mensagens que me prejudiquem ou desfavoreçam. As mulheres são cerca de metade dos contribuintes do Brasil. Não faz sentido forçá-las a promover artistas que as chamem de “ordinárias”.  Para além da discussão legalista, convém falar sobre que tipo de cultura política e social músicas machistas ajudam a promover no Brasil. Para tanto, recorro a uma interessante pesquisada dirigida por Débora Aranha, presidente do Movimento Contra o Tráfico de Pessoas.

Em 2008, Débora mapeou o tráfico de crianças e adolescentes na Bahia. Acompanhou vítimas entre 12 e 18 anos, em Salvador e em Feira de Santana. Quase 90% deles eram meninas. Algumas foram aliciadas aos oito anos de idade. Todas eram exploradas sexualmente. De crianças e adolescentes risonhas, que sonhavam ser dançarinas e cantoras, elas foram transformadas em coisas, objetos a serviço do prazer alheio. Embora muito seja dito sobre turismo sexual, Débora revela que o problema é principalmente doméstico. O “cliente” dessas meninas é quase sempre um turista brasileiro. Em segundo lugar estão os próprios baianos.

Débora não tem dúvida de que a música que chama a mulher de ordinária e a cultura que permite transformar uma menina em uma escrava sexual são parte de um mesmo problema e se retroalimentam. “Na raiz do tráfico de mulheres está o machismo, a violência doméstica contra a mulher, o senso de que a mulher é inferior”, diz Débora. Não se trata de demonizar o axé. Ivete Sangalo, talvez o maior ícone da música baiana contemporânea, foi citada como referência pela maior parte das meninas pesquisas por Débora. A estrela se engajou em ações contra o tráfico de pessoas e a pedofilia. O maior mérito da lei antibaixaria até agora é promover um debate sobre que produtos culturais queremos ter".










Ganhe R$1500,00 a R$4500,00 trabalhando em casa


Nenhum comentário:

Postar um comentário