quarta-feira, 18 de abril de 2012

Soldados dos EUA posam para fotos



A crise entre Afeganistão e EUA ganhou nesta quarta-feira (18) um capítulo sórdido. Soldados norte-americanos no país posaram para fotografias ao lado de cadáveres de rebeldes afegãos. As imagens foram publicadas hoje pelo diário norte-americano Los Angeles Times, apesar de pedidos contrários do governo norte-americano.
Após ver as fotografias, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, condenou "firmemente" a conduta dos soldados.
Estas imagens não representam de forma alguma os valores ou o profissionalismo da enorme maioria das tropas americanas que servem atualmente no Afeganistão.
O jornal Los Angeles Times revelou que os soldados americanos fizeram fotos, em mais de uma ocasião, ao lado de restos de corpos de homens-bomba afegãos.
O diário afirma que o Exército americano iniciou uma investigação sobre o caso depois da publicação das imagens, fornecidas por um soldado.
O primeiro episódio aconteceu em fevereiro de 2010, quando tropas da 82ª divisão aerotransportada foram enviadas a uma delegacia na Província afegã de Zabul para analisar os pedaços de um suposto homem-bomba.
O propósito dos soldados era retirar impressões digitais, mas eles terminaram por posar para fotografias, de pé ou abaixados, ao lado dos cadáveres.
Poucos meses depois, o mesmo pelotão inspecionou os restos mortais de três insurgentes, que segundo a polícia afegã morreram de maneira acidental quando manipulavam explosivos.
Dois soldados aparecem nas fotos segurando a mão de um dos homens mortos com o dedo médio levantado, enquanto outro se inclinava sobre o cadáver, afirma o jornal.
Outro soldado criou e colocou uma insígnia extraoficial com o título "caçador de zumbis" perto de outro corpo e fez uma foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário