terça-feira, 22 de maio de 2012

Irmã diz ter visto pais 'sufocarem' até a morte filha de 17 anos




Os pais de uma adolescente britânica morta em 2003 estão sendo acusados pela morte da jovem, e a irmã é apontada como a principal testemunha do crime.
Segundo a Promotoria de Cheshire, norte da Inglaterra, a irmã de Shafilea Ahmed testemunhou a morte. A causa apontada do crime eram os hábitos ocidentais de Shafilea — os pais queriam que Shafilea aceitasse um casamento arranjado com um paquistanês, mas ela se recusava e queria namorar e se tornar uma advogada.
Os pais de Shafilea, Iftikhar e Farzana Ahmed, negam o crime. Eles foram indiciados e estão sendo julgados.
Shafilea desapareceu em setembro de 2003, e seu corpo foi encontrado cinco meses depois em avançado estado de decomposição, em um rio localizado a 12 km de distância da casa da jovem.
Em discurso ao júri do caso, o promotor Andrew Edis disse que a irmã mais nova de Shafilea, Alesha, viu os pais sufocarem a menina com uma sacola em sua boca. Depois, viu eles com sacos e fita isolante, dando a entender que eles planejavam esconder o corpo.







Ganhe R$1500,00 a R$4500,00 trabalhando em casa




Ocidentalizada
Edis descreveu Shafilea como uma jovem que sonhava em cursar a universidade e em ter namorados, 'como outras garotas de sua idade'. Segundo ele, porém, os pais da garota respondiam a esses anseios com violência, na tentativa de forçá-la a um estilo de vida mais tradicional.
Um poema atribuído à jovem e lido na corte diz: 'Só queria me encaixar, mas minha cultura é diferente; mas minha família ignorou'.
Shafilea chegou a ser mandada à casa dos avós, em uma região rural do Paquistão, aparentemente para se casar, mas ingeriu água sanitária. Foi levada de volta à Grã-Bretanha para tratamento.
A Promotoria diz que ela bebeu água sanitária 'num ato de desespero' para evitar ser casada à força. Já a defesa alega que a ingestão ocorreu por engano e que Shafilea pensou se tratar de um produto de limpeza bucal.
Depois de meses internada, ela teria retomado seu estilo de vida 'ocidentalizado', o que, segundo a Promotoria, 'entrava em conflito com o conceito de vergonha e honra de seus pais'.
A adolescente foi vista viva pela última vez em 11 de setembro de 2003, quando sua mãe a buscou na escola.
Seu desaparecimento não foi reportado à polícia pelos pais, mas sim por uma professora de Shafilea, que teria ouvido falar que a irmã da jovem, Alesha, havia confessado a amigos que o crime fora cometido pelos pais.
Alesha, porém, logo negou ter dito isso. Os pais alegaram não saber do paradeiro de Shafilea.
'Confissão'
O caso avançou pouco nos anos seguintes. A Promotoria diz que Alesha não falou sobre o ocorrido durante sete anos, até que foi presa por ter participado de um roubo à casa dos próprios pais.
Na ocasião, ela teria confessado à polícia que seus pais 'agiram em conjunto' para matar a irmã.
Alesha deverá ser chamada para testemunhar perante a corte.
O júri do caso também ouviu da Promotoria que a polícia colocou escutas na casa da família Ahmed, após o desaparecimento de Alesha, e gravou Iftikhar falar a seus outros quatro filhos que eles 'não deveriam comentar nada na escola, ou haveria problemas sérios'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário