segunda-feira, 4 de junho de 2012

Acusação apresenta provas em audiência de estupro coletivo na PB



Os advogados de acusação do caso do estupro coletivo da cidade de Queimadas apresentaram exames da perícia que comprovam a participação dos acusados na audiência desta segunda-feira (4). Essa é a primeira audiência do crime em que cinco mulheres foram estupradas e duas delas mortas em fevereiro deste ano na Paraíba.
O advogado Félix Araújo apresentou o exame de balística durante a audiência a fim de provar a culpa dos acusados. "O exame comprova que os tiros que atingiram e mataram as meninas saíram mesmo da arma que foi encontrada com Eduardo dos SantosPereira. É uma prova cabal do envolvimento deles no caso", disse. Ainda segundo ele, os adolescentes envolvidos confessaram a versão da polícia. Ele acredita que Eduardo, acusado de planejar a ação, será levado a júri popular.
Até as 12h, cinco pessoas tinham sido ouvidas. Entre elas, as três mulheres que foram estupradas. As outras duas pessoas que prestaram depoimento foram dois maridos de vítimas. Uma sexta testemunha seria ouvida, mas os advogados de acusação dispensaram a fala da esposa de um dos acusados. A maratona de depoimentos foi interrompida para o almoço e deve voltar no início da tarde. 
A juíza Flávia Baptista Rocha começou a ouvir testemunhas, vítimas e os adolescentes envolvidos às 9h desta segunda-feira (4) no Fórum da cidade. Ao todo, devem ser ouvidas 16 pessoas, mas os adultos acusados de envolvimento no caso não estão participando. De acordo com a juíza, os acusados seriam levados para assistir a audiência, mas não iriam depor nesta segunda por recomendação da direção do Complexo Penitenciário de Segurança Máxima Romeu Gonçalves de Abrantes, PB1 e PB2. A direção orientou que eles não fossem retirados do presídio por causa da rebelião no local na semana passada.

Os adolescentes, que apenas assistiriam à essa primeira fase, devem depor ainda nesta segunda. Essa primeira audiência é de instrução e os adultos acusados só participarão da próxima, quando serão ouvidos. Nas duas audiências serão avaliados laudos e provas das participações de cada acusado. Depois da qualificação dos réus, a juíza decide se os eles serão levados a júri popular ou não.
A audiência dos adultos acusados será marcada ao fim da que está acontecendo nesta segunda. "Vai demorar muito em função da complexidade do caso. Geralmente, as audiências acontecem em um dia, mas devido ao número de pessoas e do perfil dos crimes, não faremos em um só", disse a juíza. O promotor de acusação do caso, Márcio Teixeira, disse que a próxima audiência deve acontecer na segunda-feira (11).
Todos os depoimentos serão filmados para agilizar a captação das informações. Segundo o promotor, depois que essa fase for concluída, o próximo passo do processo é o julgamento. O promotor também acredita que Eduardo vá a júri popular. Todos os outros acusados serão julgados pela juíza Flávia Baptista, segundo ele. Os depoimentos estão acontecendo no Tribunal do Júri do Fórum e a audiência só deve terminar no início da noite de hoje.

Um comentário: