Este homem é de 69 anos, mas metade do seu rosto parece muito mais velho, devido a anos de danos causados pelo sol ao seu lado esquerdo.
O homem não identificado passou 28 anos dirigindo um caminhão e teve o lado esquerdo do rosto muito mais exposto ao sol que o direito, de acordo com o jornal britânico, Daily Mail.
A diferença chocante entre os dois lados da sua face mostra o efeito do envelhecimento precoce que sol pode causar na pele.
Cientistas da Universidade Northwestern, em Chicago estudaram os danos ao rosto do caminhoneiro. A condição, conhecida como fotoenvelhecimento, é causada por raios solares UVA e resulta no enrugamento da pele, que também fica mais espessa.
Os raios UVA, que são responsáveis pelo bronzeado, são a forma mais comum de raios de luz e são predominantes em câmaras de bronzeamento, que produzem doses de 12 vezes mais forte do que a do sol.
Ao contrário dos raios UVB, mais comumente associados com câncer de pele e queimaduras solares, raios UVA podem penetrar por vidro, inclusive pela janela do caminhoneiro, e estão presentes até mesmo em dias nublados.
Embora se acreditasse antes que a luz UVA fosse relativamente segura em comparação com a UVB, investigações recentes têm mostrado que o cancro da pele pode ser causada por ambos os tipos de luz. OU seja, os protetores solares precisam proteger contra esses dois tipos de raios.
Os cientistas Jennifer Gordon e Joaquin C. Brieva, da Universidade Northwestern, afirmam que os danos na pele do caminhoneiro são tão graves que ele precisa fazer acompanhamento regular para evitar câncer de pele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário