sábado, 21 de setembro de 2013

ESCAVADEIRA DESTRÓI PIRÂMIDE MAIA DE 2,3 MIL ANOS EM BELIZE




CLIQUE NO 2º ANUNCIO AO LADO, ESPERE ALGUNS 

SEGUNDOS E VEJA NOTICIAS INTERESSANTES.

ESCAVADEIRA DESTRÓI PIRÂMIDE MAIA DE 2,3 MIL ANOS EM BELIZE

Um desastre "arqueológico" foi causado por uma escavadeira que destruiu uma pirâmide maia de 2,3 mil anos durante uma obra para construção de uma estrada, em Belize, na América Central. A destruição de uma das maiores pirâmides do país foi detectada na semana passada, no complexo de Nohmul, no norte do país.

O diretor do departamento de Arqueologia de Belize, Jamie Awe, declarou que o que aconteceu no complexo de Nohmul, no norte do país, próximo da fronteira com o México, foi como levar um "soco no estômago". "É uma sensação incrível de descrença por causa da ignorância e insensibilidade. Eles estavam usando isso para cascalho de estrada", disse Awe. "É como levar um soco no estômago de tão horrível que é isso."

Além disso, a associação Grupo de Cidadãos Organizados pela Ação da Liberdade classificaram a destruição do sítio arqueológico como "um exemplo obsceno de desrespeito ao meio ambiente e à história".

Nohmul estava localizado no meio de um canavial e, mesmo sem as laterais da pirâmide, a estrutura era frequentemente submetida a processos de reconstrução e preservação. Para Awe, dificilmente os construtores não estariam cientes do que estavam fazendo, já que o monte da pirâmide tem em torno de 30 metros de altura, é uma formação conhecida e está no meio de uma área naturalmente plana.

Fotos do local mostraram as escavadeiras cavando nas laterais da pirâmide, deixando um núcleo isolado de pedras de calcário no centro, o que parece ser uma estreita câmara maia pendurada acima da parte escavada.

Infelizmente, esta não é a primeira vez que uma área histórica de povos pré-colombianos é destruída, já que há relatos de destruições no México, Guatemala e Honduras. Em 2007, por exemplo, pedreiros que operavam uma máquina escavadeira para construir os alicerces de um imóvel na ilha de Cozumel, no Caribe mexicano, destruíram vestígios maias de quase 1.500 anos.

A polícia de Belize está investigando o caso e um processo criminal poderá ser aberto. O complexo Nohmul fica em terras privadas, mas, de acordo com a lei, as ruínas estão sob proteção do governo.


CLIQUE NO 2º ANUNCIO AO LADO, ESPERE ALGUNS 

SEGUNDOS E VEJA NOTICIAS INTERESSANTES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário