domingo, 19 de maio de 2013

Ronaldo apoia decisão de Felipão de não convocar Ronaldinho Gaúcho: ‘Ele não foi bem na seleção’


Ronaldo não puxa a orelha de Felipão e ainda critica mau desempenho de Ronaldinho, ex-companheiro de seleção brasileira

Para quem perdeu 23 quilos, tirar o peso dos ombros do técnico Luiz Felipe Scolari é missão das mais fáceis. Nesse caso, basta abrir a boca. Ronaldo, que fechou-a por tanto tempo para entrar em forma, defende, em entrevista exclusiva ao Jogo Extra, o treinador da seleção, tão atacado por não ter convocado Ronaldinho Gaúcho para a Copa das Confederações, de 15 a 30 de junho. No Brasil devido a compromissos do Comitê Organizador Local da Copa, o Fenômeno volta amanhã para Londres, onde há dois meses vive com a DJ Paula Morais.
- Sente mais falta de comer ou de jogar bola?
De jogar bola, não. E assisto pouco. É falta de interesse. Não encontro jogos atrativos. Jogo tênis, golfe, faço academia e corro. Não faço dieta, mas evito comer besteira. Depois do Medida Certa, já perdi mais cinco quilos.
- Acha que o Brasil terá mais sucesso organizando a Copa do que jogando?
Para mim, que trabalho no Comitê, é muito mais importante a gente fazer uma boa organização da Copa das Confederações e Copa do Mundo. Sou brasileiro e torço pela seleção. Mas meu foco é a organização. E eu até acredito na nossa seleção, mesmo com essa fase ruim que está demorando alguns anos.
- Ficou surpreso com a ausência de Ronaldinho da lista do Felipão?
Olha, não me surpreendi, não. Ele realmente está jogando muito no Atlético, mas não foi bem nas oportunidades que teve na seleção brasileira. É muito compreensível a escolha do Felipão. Tenho muita esperança de que o Felipão acerte. Em véspera de Copa, em fase de convocação, sempre tem alguém que vai ficar fora e virar polêmica. Em todas as Copas foi assim. Se o Ronaldinho tivesse, na seleção, as atuações que vem tendo no Atlético-MG, ele estaria convocado, com certeza.
- Se fosse o treinador, levaria o Ronaldinho?
Eu nunca vou ser treinador (risos)! Não sei... Tem que ver, e eu não sei o que está na cabeça do Felipão, qual é o projeto dele. O treinador da seleção tem que levar os melhores jogadores do Brasil. Mas, uma vez na seleção, o jogador também tem que demonstrar sua capacidade. Eu vou acreditar. Temos que acreditar no trabalho do Felipão, dar um crédito.
- Acredita que Felipão não convocou Ronaldinho por causa de sua vida desregrada?
Acho que isso não tem nada a ver. O treinador que envolve a vida pessoal do jogador como critério para convocar está cometendo um erro. Tenho quase certeza de que o Felipão não faria isso. Mas não sou o Felipão para julgar os critérios ideais para convocar alguém.
- Quem é o Ronaldo Fenômeno da seleção?
Leandro Damião, Fred, Neymar... Apesar de jovem, Neymar já tem experiência para assumir as responsabilidades. Neymar é o cara mais representativo da seleção. É talentosíssimo para segurar uma Copa do Mundo.
- Esse excesso de responsabilidade pode estressar o Neymar como ocorreu com você na Copa de 98, quando sofreu uma convulsão?
Neymar montou uma equipe muito boa para filtrar as coisas. Isso é importante para ele ter tranquilidade e pensar só em futebol. É focado, inteligente. Espero que não aconteça com ele nada do que aconteceu comigo em 98.
- Sua empresa gerencia a imagem do Neymar?
A 9ine administra e oferece a imagem dele no mercado publicitário. Isso é compartilhado com o Santos e uma outra empresa. Minha empresa busca negócios, e o Neymar é unanimidade em termos publicitários e esportivos. Portanto, é uma oportunidade para minha empresa vender e lucrar com a imagem dele... E fazer com que ele lucre mais também.
- Neymar deve sair do país?
Acho isso há mais de um ano e meio. Neymar é um talento precioso. Era fundamental ter ido antes para a Europa. Ou ir a qualquer momento. Ele tem a evoluir, jogando no futebol europeu. Isso vai fazer dele um jogador melhor. Vai ser bom para a seleção.
Ele está de saída?
A tendência natural é que ele vá. Talvez, ele tenha dificuldade no início, mas vai ser bom, para que sinta o que é o futebol europeu, e chegue à Copa já acostumado com o que irá enfrentar. Ele deveria ir já. Na próxima abertura de janela, deve pensar em se mover.
- Ele será o melhor do mundo em quanto tempo?
Um ano. Em um ano, ele desbanca o Messi.
- Por que ele não joga tão bem na seleção?
Ele joga bem na seleção. Tem mais de 20 gols na seleção (20 pela principal e quatro pela olímpica). E é difícil fazer gol pela seleção. Ele precisa desse amadurecimento na Europa. Aqui, estacionou num nível. É um nível alto, mas estacionou.
- Já escolheu um time na Inglaterra?
Vou torcer pelo Chelsea, que tem o nome do meu bairro. Estou há quase dois meses lá. Estudo inglês, e estou me organizando com o trabalho. Vou entrar em alguma agência da WPP, grupo que é meu sócio na agência 9ine. É o maior grupo de comunicação do mundo.
- É ético trabalhar na 9ine e no comitê da Copa?
Eu me policio muito. Minha imagem é meu bem maior. Na abertura do Maracanã, o governador Cabral me ligou e pediu que eu organizasse o jogo. Eu me neguei a organizar o jogo através da 9ine. Aí, sim, estando no comitê, poderiam dizer que havia tráfico de influência ou qualquer coisa do gênero. Eu recusei a organização desse evento, que poderia ser uma receita muito boa para a agência. Neguei e fui somente como convidado.
- Mas o Naldo, um de seus clientes, cantou no evento-teste do Maracanã...
Além de ser um dos nomes do momento, o Naldo, agenciado nosso, é um cara talentosíssimo. Foi convidado, sem participação minha ou da agência. E foi lá sem remuneração. Os governos são potenciais contratantes. Mas não quero que minha agência pegue trabalho com nenhum governo do Brasil. A não ser que entremos numa licitação.
- Como conciliar a próxima atividade, de comentarista da Copa das Confederações, com o trabalho com atletas? Vai falar mal dos clientes?
Vou. Se jogar mal, vou (risos). Vou tentar ser o comentarista que eu queria para os meus jogos. Vou evitar misturar a vida pessoal do atleta com o que ele está fazendo dentro de campo. Vou comentar exclusivamente o lado esportivo, com total liberdade para expor minha opinião em relação à atuação do atleta.
- Começa quando na função de comentarista, pela TV Globo?
Vou fazer esse jogo no Maracanã, contra a Inglaterra (2 de junho). Depois, os jogos do Brasil na Copa das Confederações. Estou ansioso e tenho um dossiê grande. Vou ter que estudar, inclusive sobre os outros times.
- O que achou de os árbitros brasileiros estarem fora da Copa das Confederações?
A fase é ruim, né? Inclusive, para os árbitros (risos). Fase ruim no futebol brasileiro...
- Quem é o favorito na Copa das Confederações?
Espanha... Mas, apesar da fase ruim , a seleção brasileira, jogando em casa, pode ganhar. Mas acho que a Espanha é a favorita.
- É possível que você assuma no COL o lugar do presidente José Maria Marin?
O trabalho está sendo bem feito. Não sei se eu estaria à altura de assumir um cargo tão importante, mas, logicamente, estou numa fase de aprendizado e disposto a aprender muito e ser capaz. Mas, por enquanto, não vemos dentro do COL a necessidade de mudança. Já faço uma função importante aqui. O presidente Marin é muito ocupado com a CBF e pouco participa aqui do nosso trabalho.
- Como é sua relação com o Marin?
Nenhuma. Ele é só o presidente do COL. E, aqui, a gente se encontra nas reuniões... Temos respeito um pelo outro.
- Você vai ser dirigente no futuro? Pensa em se preparar para comandar a CBF?
Treinador, nem pensar. Dirigente de clube, também não serei. Não sobra muita coisa. Vou até a Copa do Mundo no Comitê. Não estou tendo tempo de pensar no que farei mais para a frente. Mas não quero CBF, não quero nada que não é meu. Se um dia, daqui a muitos anos, eu merecer estar lá, e se estiver preparado para estar, vai ser uma honra.
- Sua namorada mora com você em Londres?
Mora. A gente está muito bem. Estamos juntos há cinco meses, e meus filhos adoram ela.
- Está apaixonado?
Estou. Eu sou um homem apaixonado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário